quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Porquê a Era de Peixes antecedeu a de Aquário

Pode parecer estranho, mas estamos no final da era de Peixes e início da era de Aquário. A explicação tem a ver com a precessão equinocial que acontece em sentido retrógrado à ordem simbólica dos signos na elíptica: o primeiro signo é Áries e o último Peixes. A eclíptica é o espaço do céu onde se situam as constelações: a faixa celeste por onde o Sol aparentemente transita, já que na verdade é a Terra que gira em torno do Sol.

Estávamos vivendo na era de Peixes e agora mudamos para Aquário. Podemos imaginar que a Terra tem, a cada era, um novo ascendente que caracteriza a atitude geral da humanidade durante o seu tempo de duração.

O significado essencial de Peixes é a espiritualidade ou a busca de transcendência. A Era de Peixes se caracterizou pela busca espiritual. Jesus Cristo, Buda e Maomé, ensinaram o amor ao próximo, a paz, a abnegação. Foi uma era de sacrifícios em nome do sacro-ofício. A maioria das guerras aconteceu em nome da religião e a mensagem do Cristianismo foi levada a todas as partes do mundo.

Caridade e perdão são virtudes associadas à era de Peixes, da mesma forma que solidariedade e compreensão estão associadas à Era de Aquário. "Não adianta mais dar o peixe: temos que ensinar a pescar". O Aquário é solidário e quer ajudar o outro a obter o que deseja, mas sem fazer pelo outro.

Na era anterior, a humanidade desenvolveu suas capacidades artísticas e psíquicas. Foi o auge dos movimentos artísticos na pintura e na música baseados no aperfeiçoamento pessoal do ser humano. Esta necessidade de aprimoramento está associada ao signo de Virgem. A psicanálise foi bem representativa da dualidade contida no eixo Peixe-Virgem. Freud trouxe a oportunidade de se analisar o psiquismo humano. A capacidade de análise é também uma qualidade virginiana e Peixes representa a nossa psique. Não é por acaso que o planeta regente do signo, Netuno é o símbolo da psicologia.

A proposta da era Peixes-Virgem foi o desenvolvimento espiritual e o aperfeiçoamento do ser humano por meio do trabalho, do conhecimento científico e da ordem. A proposta contida em Peixes deverá ser efetivada nesta era de Aquário quando a energia de Peixes está relacionada com à segunda casa do "mapa da Terra": valores materiais, atividades práticas.

As crises financeiras das últimas décadas nada mais são do que ajustamentos necessários para a compreensão da necessidade de "compartilhar para continuar a possuir".

3 comentários:

  1. Compartilhar...Que gigantesca palavra!
    Adoreio o blog beth.
    Hari Om!
    Mariana

    ResponderExcluir
  2. Sergio Maximo Carvalho5 de dezembro de 2010 às 09:52

    Magnífico o sentido colocado, mas faço uma pergunta: Quando será a transição? ou melhor: Quando termina a era de Peixes?

    ResponderExcluir
  3. Bruno.

    Só não confudam o "compartilhar" com o comunismo. Esse movimento visa acabar com toda a livre vontade humana e colocar o controle da humaniade nas mão de poucos homens. O ser humano sem intelecto, não é muito mais que macaquinho.

    ResponderExcluir