
Acho que se não funcionasse, não teria resistido por tantos milênios, nem estaria em várias páginas da
web, ícone da nova era. Por outro lado, é complicado explicar como funciona. Na verdade, o "estudo das astros" faz parte de todas as civilizações antigas que temos conhecimento: Suméria, Acádia, Babilônia, Índia, China, Egito, América Central etc. Faziam cuidadosa observação do céu e tentavam relacioná-la com as experiências aqui na Terra. Existem inúmeros observatórios astrológicos da Antiguidade que comprovam isso.
A astrologia que usamos hoje no ocidente, baseia-se no Zodíaco, o círculo de "animais" (zoo) formado pelas doze constelações. Figuras humanas nos signos de Gêmeos, Aquário e Virgem e um instrumento, a Balança, também estão presentes no espaço do céu ocupado pelo Zodíaco. É um sistema simbólico que representa doze tipos diferentes de energia dentro de 1 totalidade.
E aí vai uma observação importante: tanto faz usar o Zodíaco tropical que foi fixado pelas civilizações antigas, como o sideral, considerando a posição atual das constelações. Todos os dois representam um "todo" e as interpretações de ambos são válidas. O mais importante é que ambos consideram a relação do homem, microscosmos, com o Universo, macrocosmos. Funcionamos sempre ligados ao Universo, num processo de interação que pode aparecer para cada um como contrariedade ou harmonia, dor ou prazer. Tudo acontece dentro de um processo cíclico que transcende à nossa vontade.
O mapa astral contém um projeto de vida a ser realizado que pode acontecer na sua totalidade ou não. Hoje, na era da informática, comparo o mapa a um programa de computador. Quanto mais sabemos usá-lo, mais a vida flui. É lógico que algumas pessoas já vêm adapatadas ao seu programa, o que torna a vida muito mais fácil e prazerosa. Outras têm tanta dificuldade que vão buscar no esoterismo a explicação para seus problemas. Há ainda as que se conformam e as que nem tem tempo de pensar nisso, pois a vida é uma questão de sobrevivência. Neste último caso, estas pessoas praticamente só tem contato com a energia do Áries que é a ação e com a do Touro, das necessidades básicas. Também conhecem o Peixes, pois aceitam os que os outros dão, fazem sacrifícios e buscam na espiritualidade um consolo para suas vidas.
Não podemos precisar como foram estabelecidas as associações entre os signos e as suas características e entre os planetas e sua dinâmica. O que posso dizer é que funcionam perfeitamente e são muito coerentes. Quando há falha, é de quem está interpretando. Todo mapa contém um projeto "perfeito" do ponto de vista do universo, ou do ponto de vista espiritual. A dificuldade está em aceitar isso e tirar o melhor partido deste projeto:
- conhecer as limitações e trabalhar para ultrapassá-las
- saber dos defeitos e tentar canalizá-los e modificá-los
- aproveitar as oportunidades
- aceitar com dignidade o que não podemos mudar
Se não dá para mudar a programação, então quem sabe não é melhor fazê-la funcionar bem?